A existência dos Sistemas Preventivos Contra Incêndios pode realmente fazer a diferença em casos de sinistros, garantindo uma ação mais rápida e eficaz dos bombeiros e auxiliando no salvamento de vidas. Foi o que aconteceu em Tubarão, no fim da tarde desta quarta-feira, 22, quando um prédio residencial do Centro da cidade pegou fogo. As pessoas que estavam no prédio foram orientadas a deixarem seus apartamentos através da escada enclausurada e assim, conseguiram sair ilesas do local.

De acordo com o Tenente Coronel Marcos Aurélio Barcelos, comandante do 8° Batalhão de Bombeiros Militar em Tubarão, a edificação estava em dia com os Sistemas de Segurança Contra incêndio, os quais funcionaram perfeitamente quando foram acionados pelas equipes do Corpo de Bombeiros. Barcelos explica como a escada foi fundamental para salvar vidas e combater o fogo. “As equipes de resgate e combate às chamas do Corpo de Bombeiros conseguiram usar a escada tanto para conduzir as pessoas em segurança para fora do prédio, como para chegar ao andar incendiado. De lá, com auxílio dos equipamentos de respiração autônoma, progrediram no combate ao fogo até chegar ao foco do incêndio e controlá-lo,” explica. O sistema hidráulico, composto de equipamentos de mangueiras e hidrantes de parede, também foi de grande valia para a operação de combate às chamas, pois os bombeiros o utilizaram para o recalque de água até o pavimento incendiado.

Ao todo 5 pessoas foram resgatadas, 3 delas foram encaminhadas aos hospitais da região por terem inalado grande quantidade de fumaça. “Pela proporção do incêndio uma soma de fatores fez com que não houvessem vítimas graves ou fatais. Uma delas certamente foi o Sistema Preventivo. Por isso, é importante que os bombeiros possam continuar atuando na orientação e fiscalização dos itens de segurança para dirimir os riscos à sociedade,” conclui Barcelos.

 

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Fotos: Priscila Loch e Priscila Ladislau
Texto: Krislei Oechsler
Jornalista- CCS-CBMSC
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *